terça-feira, 25 de junho de 2013

CONSTELAÇÃO FAMILIAR - ARTETERAPIA SISTÊMICA

 "Imaginação é a palavra que descreve o maior dom 
humano,o momento de grande iluminação” (BRONOWSKY)

      É através da imaginação que os acontecimentos nas diversas áreas de criação e saber filosófico, científico, técnico ou artístico, se tornam realidade e se estendem nos diferentes segmentos do nosso cotidiano. No âmbito da saúde psicofísica as atividades criativas vem sendo cada vez mais utilizadas, proporcionam mudanças, dão liberdade ao criador de se expressar e se transformar, abrindo espaço para reabilitação psicossocial, pois favorecem o resgate de núcleos saudáveis, dando uma melhor qualidade de vida, pois ao se estimular à criatividade, exploramos o potencial existente dentro de cada indivíduo. 
    A Arteterapia, desde 1941 (EUA), vem se instalando de forma sistematizada, fomentando a utilização de recursos artísticos no processo psicoterapêutico. Também vem crescendo significativamente no Brasil, ganhando espaço na área de saúde e desenvolvimento humano. Mas, é antigo o uso da arte como recurso expressivo e terapêutico. Remonta a tempos remotos, quando as histórias, os hieróglifos, os rituais, e as mímicas facilitavam a comunicação do homem com o mundo interno e externo, gerando novas imagens potencializadoras de transformação. Se no plano externo a mente consciente se comunica por palavras, no território do inconsciente ela o faz por imagens. 
      Em Arteterapia, mobilizamos a energia psíquica, desvelando a vida interior, com a utilização do trabalho com imagens mentais e plásticas. Através de exercícios de integração psicofísica, meditações, atividades lúdicas e expressivas, (desenho, mosaico, escrita poética, modelagem, mosaico, pinturas,etc), vemos a transformação de padrões e crenças, que geram desequilíbrio, propiciando que a mente seja ressignificada, gerando novas possibilidades para alterar a realidade e sermos seres mais saudáveis.   

    Podemos então potencializar estas mudanças através da utilização da técnica da constelação familiar, que também é um processo referenciado por imagens, que evidencia processos psíquicos, com a utilização de uma representação espacial das imagens, o que aumentará a percepção, revelando o núcleo essencial das questões, facilitando a compreensão e intensificando transformações, ao despotencializar conflitos, dores e emaranhamentos. Por seu poder de atuação, é um instrumento de grande valia no setting terapêutico para todas as idades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário