segunda-feira, 30 de julho de 2012

BUSCANDO A ORDEM DO AMOR


CONSTELAÇÃO FAMILIAR


BUSCANDO A ORDEM DO AMOR

 A Constelação Familiar é uma Terapia Sistêmica Fenomenológica que tem suas raízes na abordagem da Terapia Familiar. O terapeuta e filósofo Hellinger, disseminador das Constelações, desenvolveu seu método a partir de observações empíricas. Pode ser feita em Grupo ou individualmente com Bonecos
É um processo que busca nos sistemas familiares a origem das dificuldades.
Bert percebeu que muitos problemas, dificuldades e mesmo doenças de seus clientes estavam ligadas a destinos de membros anteriores de seu grupo familiar.
Quando um membro de um grupo foi excluído ou apenas esquecido como freqüentemente acontece quando uma criança morre prematuramente, a consciência grupal faz com que um outro membro do grupo venha a imitar o excluído. Daí encontrarmos um filho ou neto repetindo destino semelhante do pai / avô, sem ter consciência disso. Por uma identificação inconsciente, passa a viver, sentir, planejar e fracassar, falir ou adoecer como seu antecessor, sem ter percepção dessa conexão.  Para a consciência do grupo isso é uma compensação, ainda que num nível arcaico. Ela leva a uma compensação cega no mal, que não ajuda a ninguém.

                                                                            “A injustiça cometida, contra os antecessores, é apenas repetida pelos
 sucessores   inocentes, mas, não é reparada e a pessoa
 excluída permanece excluída”. (HELLINGER)

         A Constelação Sistêmica é uma terapia breve que visa quebrar os círculos viciosos, revelar os mecanismos inconscientes de comportamentos, propiciando insights esclarecedores, a compreensão  dos desafios pessoais e demais problemas, oriundos desses emaranhamentos, propiciando mudanças curativas.
        Quando o que está oculto, gerando conflitos, é revelado através das vivências, dinâmicas ou exercícios, o indivíduo  recupera seu poder de fazer escolhas, agir, se tornando mais livre e produtivo.  

No campo há sempre uma surpresa, que precisa ser vista e aceita, para que a consciência do grupo familiar possa se harmonizar e a ordem do amor voltar. “Uma vez achada a palavra certa, aqueles a quem ela é dita, apreendem-na num nível além do pensamento” (HELLINGER)

Importante tanto para quem faz, como para quem representa. Todos são tocados.        
Ninguém está num lugar ou próximo ao outro por  acaso!
Fazemos parte de uma rede energética e somos influenciados e influenciamos através dela.    
                            
                         Todas as coisas diferentes ou divididas, pertencem
ao   mesmo   e   único   mundo”.     (JUNG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário