segunda-feira, 22 de setembro de 2014

EVOLUÇÃO DA CONSCIÊNCIA E ARTE



Como é que o cérebro humano evoluiu de modo que a consciência da arte pode desenvolver? 
Na psicologia da arte e da evolução do cérebro consciente, Robert Solso descreve como uma consciência que evoluiu para outros fins percebe e cria art. 
Baseando-se em seu livro anterior Cognição e Artes Visuais e dez anos de novas descobertas na investigação cognitiva (bem como novas idéias em antropologia e história da arte), Solso mostra que a consciência desenvolveu-se gradualmente, com componentes distintos que evoluíram ao longo do tempo. 
Um desses componentes é uma consciência adaptativa, que inclui a capacidade de imaginar os objetos que não estão presentes, uma capacidade que nos permite criar (e perceber) arte visual. 
Solso descreve a sequência neurológica, perceptiva e cognitiva que ocorre quando vemos a arte, e o efeito muitas vezes inexprimível que uma obra de arte tem sobre nós. Ele mostra que existem dois aspectos a visualização de arte: percepção, a nativista sincronicidade de olho e o cérebro que transforma a energia eletromagnética em códigos-que neuro-química é "hard-wired" no sistema sensório-cognitivo; e dirigido percepção, que incorpora a história pessoal e do conhecimento, todo o conjunto de nossas expectativas e experiências passadas. 
Ambas as formas de percepção fazem parte da apreciação da arte, e ambos são produtos da evolução do cérebro consciente ao longo de centenas de milhares de anos...

http://plgomes.blogspot.com.br/2011/01/arte-e-evolucao-da-consciencia.html




Nenhum comentário:

Postar um comentário