sábado, 21 de setembro de 2013

CONSTELAÇÃO FAMILIAR MULTIDIMENSIONAL COM BONECOS


CONSTELAÇÃO FAMILIAR COM BONECOS

Enquanto na Constelação Familiar Grupal a questão ganha vida na pele dos participantes que representam o tema abordado, nas sessões individuais de constelação familiar o processo ocorre através de uma sinergia muito grande entre terapeuta e cliente, facilitado pela utilização de Totens, Bonecos, Papéis e outros objetos que auxiliam o acesso ao campo morfogenético , propiciando a ressonância, facilitando a percepção da situação e das pessoas envolvidas. 

O processo e qualidade das imagens internas do cliente podem ser acompanhados pelo terapeuta através da observação corporal, da expressão dos sentimentos e das explicações no decorrer da constelação. 

A Constelação Familiar Multidimensional permite que o cliente trabalhe suas questões - os relacionamentos, as metas profissionais , saúde, como direcionar a vida... - em consonância com o pensamento sistêmico. A busca interior pela harmonização da situação – a imagem de solução, que acontece é acompanhada cuidadosamente pelo terapeuta, e, quando existe a ressonância entre a imagem de solução e o sistema envolvido, ambos – cliente e terapeuta – sentem uma concordância imediata. 

Assim ocorrem as soluções sistêmicas, que levam a mudanças graduais e progressivas nas situações reais. O efeito imediato é o alívio que a vivência da imagem de solução, obtida através dos bonecos, provoca no cliente. Ele pode experienciar a retirada do “peso do problema” que obstruía uma atitude mais positiva. Esta percepção amplia a visão.


Na primeira sessão o cliente já alcança uma compreensão profunda. A partir daí começa a ocorrer a abertura da visão que traz uma percepção ampliada da questão e um caminho para a solução. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário