domingo, 7 de outubro de 2012

CÉREBRO REPTILIANO



Também conhecido como Cérebro do Lagarto – responde instintivamente em situação de medo, é voltado à sobrevivência, à ação, regido pelo instinto, atento à reprodução, baseado em agressividade.
Em qualquer situação de stress, antes de reagir, conte até 10... se ainda estiver nervoso, conte até 50, porque o cérebro reptiliano não pensa, ele reage, e por isso é tão rápido. As outras partes do cérebro

, como o Neocortex, “pensam”, por isso “demoram”. Por isso é que, muitas vezes, poucos minutos depois de reagirmos, percebemos que exageramos.
Se pararmos para respirar e pensar um instante, o cérebro reptiliano perde o poder, pois o poder dele é de reação imediata, e teremos mais clareza para agir, evitando a reação imediata e instintiva.

 O Sistema Básico ou réptil  exerce controle da respiração, freqüência cardíaca, pressão arterial e até mesmo ajuda na contínua expansão-contração dos nossos músculos. O primeiro cérebro é essencialmente como um guardião da vida, onde está presente o maior senso de luta e sobrevivência. Inclui também sua interação com os poros da pele, que são um tipo de interface que temos com o mundo exterior 
 
O primeiro cérebro é um legado da caverna
onde a sobrevivência era essencial. 

É o agente que  avisa dos  perigos para o corpo em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário