terça-feira, 31 de julho de 2012

ARTETERAPIA


Pelas diferentes possibilidades expressivas utilizadas, que facilitam o desbloqueio da energia psíquica, auxilia na maior compreensão dos conflitos, propiciando TRANSFORMAÇÃO. Ao desenvolver e ampliar a espontaneidade, promove AUTOCONHECIMENTO e expansão da CRIATIVIDADE.
 
As imagens do inconsciente objetivadas plasticamente, tornam-se
passivas de uma certa forma de trato, mesmo sem que haja nítida
tomada de consciência de suas significações profundas, no exato 
instante,  provocam mudanças internas e comportamentais.


Ao configurar sobre cartolinas, telas, fragmentos do drama que está vivenciando, desordenadamente, o indivíduo despotencializará figuras ameaçadoras, fenômenos que  poderão acontecer num processo de autocura.
 


segunda-feira, 30 de julho de 2012

CRIATIVIDADE

http://a5.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash4/487813_326210374135117_249930194_n.jpg

BUSCANDO A ORDEM DO AMOR


CONSTELAÇÃO FAMILIAR


BUSCANDO A ORDEM DO AMOR

 A Constelação Familiar é uma Terapia Sistêmica Fenomenológica que tem suas raízes na abordagem da Terapia Familiar. O terapeuta e filósofo Hellinger, disseminador das Constelações, desenvolveu seu método a partir de observações empíricas. Pode ser feita em Grupo ou individualmente com Bonecos
É um processo que busca nos sistemas familiares a origem das dificuldades.
Bert percebeu que muitos problemas, dificuldades e mesmo doenças de seus clientes estavam ligadas a destinos de membros anteriores de seu grupo familiar.
Quando um membro de um grupo foi excluído ou apenas esquecido como freqüentemente acontece quando uma criança morre prematuramente, a consciência grupal faz com que um outro membro do grupo venha a imitar o excluído. Daí encontrarmos um filho ou neto repetindo destino semelhante do pai / avô, sem ter consciência disso. Por uma identificação inconsciente, passa a viver, sentir, planejar e fracassar, falir ou adoecer como seu antecessor, sem ter percepção dessa conexão.  Para a consciência do grupo isso é uma compensação, ainda que num nível arcaico. Ela leva a uma compensação cega no mal, que não ajuda a ninguém.

                                                                            “A injustiça cometida, contra os antecessores, é apenas repetida pelos
 sucessores   inocentes, mas, não é reparada e a pessoa
 excluída permanece excluída”. (HELLINGER)

         A Constelação Sistêmica é uma terapia breve que visa quebrar os círculos viciosos, revelar os mecanismos inconscientes de comportamentos, propiciando insights esclarecedores, a compreensão  dos desafios pessoais e demais problemas, oriundos desses emaranhamentos, propiciando mudanças curativas.
        Quando o que está oculto, gerando conflitos, é revelado através das vivências, dinâmicas ou exercícios, o indivíduo  recupera seu poder de fazer escolhas, agir, se tornando mais livre e produtivo.  

No campo há sempre uma surpresa, que precisa ser vista e aceita, para que a consciência do grupo familiar possa se harmonizar e a ordem do amor voltar. “Uma vez achada a palavra certa, aqueles a quem ela é dita, apreendem-na num nível além do pensamento” (HELLINGER)

Importante tanto para quem faz, como para quem representa. Todos são tocados.        
Ninguém está num lugar ou próximo ao outro por  acaso!
Fazemos parte de uma rede energética e somos influenciados e influenciamos através dela.    
                            
                         Todas as coisas diferentes ou divididas, pertencem
ao   mesmo   e   único   mundo”.     (JUNG)

domingo, 29 de julho de 2012

sábado, 14 de julho de 2012

WORKSHOP DE PINTURA: RECICLE, RENOVE, RECUPERE

RUBEM ALVES



SAUDE MENTAL


"Fui convidado a fazer uma preleção sobre saúde mental. Os que me convidaram supuseram que eu, na qualidade de psicanalista, deveria ser um especialista no assunto. E eu também pensei. Tanto que aceitei.
Mas foi só parar para pensar para me arrepender. Percebi que nada sabia.Eu me explico.Comecei o meu pensamento fazendo uma lista das pessoas que, do meu ponto de vista, tiveram uma vida mental rica e excitante, pessoas cujos livros e obras são alimento para a minha alma. Nietzsche, Fernando Pessoa, Van Gogh, Wittgenstein, Cecília Meireles, Maiakovski. E logo me assustei. Nietzsche ficou louco. Fernando Pessoa era dado à bebida. Van Gogh matou-se.Wittgenstein alegrou-se ao saber que iria morrer em breve: não suportava mais viver com tanta angústia. Cecília Meireles sofria de uma suave depressão crônica. Maiakoviski suicidou-se.

Essas eram pessoas lúcidas e profundas que continuarão a ser pão para os vivos muito depois de nós termos sido completamente esquecidos.Mas será que tinham saúde mental? Saúde mental, essa condição em que as idéias comportam-se bem, sempre iguais, previsíveis, sem surpresas, obedientes ao comando do dever, todas as coisas nos seus lugares, como soldados em ordem unida, jamais permitindo que o corpo falte ao trabalho, ou que faça algo inesperado; nem é preciso dar uma volta ao mundo num barco a vela, basta fazer o que fez a Shirley Valentine (se ainda não viu, veja o filme) ou ter um amor proibido ou, mais perigoso que tudo isso, a coragem de pensar o que nunca pensou.
Pensar é uma coisa muito perigosa... Não, saúde mental elas não tinham... Eram lúcidas demais para isso.Elas sabiam que o mundo é controlado pelos loucos e idosos de gravata.Sendo donos do poder, os loucos passam a ser os protótipos da saúde mental.Claro que nenhum dos nomes que citei sobreviveria aos testes psicológicos a que teria de se submeter se fosse pedir emprego numa empresa. Por outro lado, nunca ouvir falar de político que tivesse depressão. Andam sempre fortes em passarelas pelas ruas da cidade, distribuindo sorrisos e certezas.
Sinto que meus pensamentos podem parecer pensamentos de louco e por isso apresso-me aos devidos esclarecimentos.Nós somos muito parecidos com computadores. O funcionamento dos computadores, como todo mundo sabe, requer a interação de duas partes. Uma delas chama-se hardware, literalmente "equipamento duro", e a outra denomina-se software, "equipamento macio". Hardware é constituído por todas as coisas sólidas com que o aparelho é feito. O software é constituído por entidades "espirituais" - símbolos que formam os programas e são gravados nos disquetes. Nós também temos um hardware e um software.

O hardware são os nervos do cérebro, os neurônios, tudo aquilo que compõe o sistema nervoso. O software é constituído por uma série de programas que ficam gravados na memória. Do mesmo jeito como nos computadores, o que fica na memória são símbolos, entidades levíssimas, dir-se-ia mesmo "espirituais", sendo que o programa mais importante é a linguagem.
Um computador pode enlouquecer por defeitos no hardware ou por defeitos no software.Nós também. Quando o nosso hardware fica louco há que se chamar psiquiatras e neurologistas, que virão com suas poções químicas e bisturis consertar o que se estragou. Quando o problema está no software, entretanto, poções e bisturis não funcionam.

Não se conserta um programa com chave de fenda.Porque o software é feito de símbolos e, somente símbolos, podem entrar dentro dele.Ouvimos uma música e choramos. Lemos os poemas eróticos de Drummond e o corpo fica excitado. Imagine um aparelho de som. Imagine que o toca-discos e os acessórios, o hardware, tenham a capacidade de ouvir a música que ele toca e se comover. Imagine mais, que a beleza é tão grande que o hardware não a comporta e se arrebenta de emoção!

Pois foi isso que aconteceu com aquelas pessoas que citei no princípio:
A música que saia de seu software era tão bonita que seu hardware não suportou... Dados esses pressupostos teóricos, estamos agora em condições de oferecer uma receita que garantirá, àqueles que a seguirem à risca, "saúde mental" até o fim dos seus dias.
Opte por um software modesto. Evite as coisas belas e comoventes.
A beleza é perigosa para o hardware. Cuidado com a música... Brahms, Mahler, Wagner, Bach são especialmente contra-indicados. Quanto às leituras, evite aquelas que fazem pensar. Tranquilize-se há uma vasta literatura especializada em impedir o pensamento. Se há livros do doutor Lair Ribeiro, por que se arriscar a ler Saramago?
Os jornais têm o mesmo efeito. Devem ser lidos diariamente. Como eles publicam diariamente sempre a mesma coisa com nomes e caras diferentes, fica garantido que o nosso software pensará sempre coisas iguais. E, aos domingos, não se esqueça do Silvio Santos e do Gugu Liberato.
Seguindo essa receita você terá uma vida tranqüila, embora banal.
Mas como você cultivou a insensibilidade, você não perceberá o quão banal ela é. E, em vez de ter o fim que tiveram as pessoas que mencionei, você se aposentará para, então, realizar os seus sonhos. Infelizmente, entretanto, quando chegar tal momento, você já terá se esquecido de como eles eram..."

CURSO DE QUIROLOGIA

https://mail-attachment.googleusercontent.com/attachment/?ui=2&ik=91a7960708&view=att&th=138859dddeb555b9&attid=0.1&disp=inline&realattid=f_h4la7v712&safe=1&zw&saduie=AG9B_P_7r99XD7eydeVCh9WE73Wv&sadet=1342326842211&sads=RHEebWksuSti_nmc0O_Y9px5-0A

DESAFIO

https://mail-attachment.googleusercontent.com/attachment/?ui=2&ik=91a7960708&view=att&th=13888e6598bf25c1&attid=0.1&disp=inline&realattid=f_h4m79qb50&safe=1&zw&saduie=AG9B_P_7r99XD7eydeVCh9WE73Wv&sadet=1342326624539&sads=xwb7Qy1u1FpAeI1Makte66gDcdQ

OLHANDO O INVISÍVEL


OLHANDO O  INVISÍVEL  
                                                    (Marcia Tavares)                             

Saberei...
Tudo o que não foi dito
Encontrarei...
Muito mais que o possível
Verei...
Além do permitido
Ouvirei...
A voz inaudível
Acharei...
O elo desconhecido
Tocarei...
O intangível
Sentirei
O que me foi coibido
Serei!
QUIROLOGIA E FLORAIS  
                                                                       
          No caminho do autoconhecimento e da  evolução, encontramos vários recursos para auxiliar nossa jornada. Entre eles estão duas ferramentas poderosas : a  Quirologia e os Florais.      
          Dr. Bach  pesquisou o jardim terrestre, presenteando ao mundo com a terapia floral, para que cada um florescesse em seu interior.  Mas, para uma melhor utilização dos florais, precisamos compreender as emoções e os estados psíquicos.  Em Quirologia, através do conhecimento adquirido sobre a energia psíquica, através do mapa  impresso nas mãos, acessamos o que acontece  no interior de cada ser humano, tornando-se mais fácil cultivar as sementes para que os  jardins internos se tornem a cada dia mais floridos.

          O mapa quirológico, começa a ser concebido em nossa vida intra-uterina e chega pronto em nossas mãos, bastando aprender sua linguagem para desvendar o Self e constatar, a qualquer momento, as transformações ocorridas e os caminhos a percorrer para alcançar a individuação, ou seja, para evoluir.
          A Quirologia, não é uma ciência divinatória, como ficou por muito tempo rotulada.  Ela ensina a decodificação de todos os registros e símbolos contidos na mão, que é um instrumento de acesso direto ao nosso inconsciente. Tem como objetivo principal o autoconhecimento, para que cada um cumpra com assertividade e da melhor forma o que veio realizar nesta existência.
O quirólogo é apenas um intérprete, que não precisa ter faculdades paranormais, como a vidência, bastando apenas conhecer as informações estampadas nas mãos pela nossa mente. Traz à tona dados importantes para a compreensão da natureza pessoal e dos mistérios do ser humano em todas as áreas da sua existência: física, emocional, mental e espiritual (expansão e evolução).
          Fatos que estejam esquecidos, mas, que uma vez descobertos e compreendidos, podem ser a chave par a cura de conflitos, depressões e fobias.
Seu estudo nos permite entender que da mesma forma que o Universo tem sua correspondência no homem (que é a mais elevada forma de vida pela qual o Cosmos se manifesta), cada parte do ser humano tem sua correspondência na mão.
          Nosso cérebro está em ligação direta com todo nosso corpo, estando conectado as nossas mãos por milhares de  terminações nervosas.
Após decodificarmos e compreendermos todo o significado do que  está  registrado, teremos percepção imediata de aspectos fundamentais da natureza do ser humano, acessando informações do mundo interno que interferem no mundo externo.  
         O Mapa registrado em nossas mãos nos permite decodificar o arquivo vivo e mutante
da história do homem, dando uma visão clara dos talentos, habilidades e deficiências. Fornece, inclusive,  informação de situações traumáticas, conflitos e desafios a serem atravessados ao longo de sua jornada, assim como de uma missão.  Propicia uma atitude preventiva, pois pessoas que não usam suas potencialidades ou caminham afastados de sua missão tendem a se debilitar mais facilmente.
        “É cuidando do espaço interno que podemos evoluir . Assim sendo, depois de desvendarmos o que acontece no mundo interior, encontramos nos florais um grande aliado, posto que o objetivo da terapia floral é o bem-estar emocional e a integração mente-corpo-espírito, com o intuito de  tornar a vida  mais plena.
         Cito como exemplo as pessoas de mãos com palmas e dedos curtos, agitadas, rápidas de pensamento e ação, que tendem a ser ansiosas e impacientes, atropelando os outros e que  poderão ser extremamente beneficiadas pela essência Impatiens, que ajuda a equilibrar o ritmo interno e a transformar a impetuosidade em energia criativa, trazendo paciência, constância, calma e capacidade de perdoar...
       Descortinar nossa natureza, virtudes e potencialidades, a sabedoria oriunda de vidas anteriores e os desafios, fazem parte deste estudo que acontecerá a partir de Agosto/12.